
Declamação de poema de Vinicius de Moraes
SÃO SALVADOR DA BAHIA
DONA CANÔ
RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO
"Há cidades acesas na distância, Magnéticas e fundas como luas,"
(Sophia de Mello Breyner Andersen)
do meu país, do outro lado do oceano, Portugal...
(Maria do Mar)
(Sophia de Mello Breyner Andersen)
do meu país, do outro lado do oceano, Portugal...
(Maria do Mar)
"Preparei para você uma lua cheia
E você não veio
E você não quis"
(Lua Cheia (1965)
(Toquinho-Chico Buarque)
"Porque seu coração
É uma ilha
A centenas
De milhas daqui"
É uma ilha
A centenas
De milhas daqui"
(A ILHA - Chico Buarque)
"O Rio de Janeiro é daquelas cidades que não pode ser apresentada sem um guia sentimental. É, há muito sentimento nessa cidade. Quem seria o Chico se não vivesse aqui? "Um descolado, provavelmente". Impossível compreender o Rio sem ouvir algumas músicas de Chico Buarque. Inigualável cantor, dramaturgo e escritor, é considerado um dos nomes maiores da música brasileira. Com ele, descemos palavra a palavra as escadas da Carioca, da música carioca e ficamos com uma visão do Rio desde lá de cima até cá abaixo. Da Pedra da Gávea à neblina da ganja na praia de Ipanema.
Muitas vezes, quando você viaja, precisa de um tempo de adaptação que raramente você tem. No Rio você consegue fazer isso. Chega, bota uma Havaiana no pé, sai pela rua e já está um pouco carioca."
(Chico Buarque)
(In "Show me Rio")
Um dia antes de voltar de Itália para o Brasil, em novembro de 1969, Toquinho deixou o tema com o parceiro, que na mesma hora fez os versos finais: "Vê como é que anda/Aquela vida à toa/E se puder me manda/Uma notícia boa". Quando, tempos depois, Chico mostrou a letra completa, estava por perto o ciumento Vinicius de Moraes, que disse ser ela muito branda para expressar todas as agruras do tempo vivido no exílio, e propôs substituir "pede perdão pela duração dessa temporada" por "pede perdão pela omissão um tanto forçada". os autores concordaram, mas a censura não. Os versos do Poetinha foram proibidos, mas a parceria ficou.
(in "Chico Buarque" - Wagner Homem)
No comments:
Post a Comment
Note: Only a member of this blog may post a comment.